O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a transferência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para a Casa Civil, comandada pelo petista Rui Costa. Decreto com a definição foi publicado no Diário Público da União desta 5ª (2.mar).
Com a decisão, o órgão central de inteligência e espionagem do país sai da alçada do GSI (Gabinete de Segurança institucional), comandado pelo general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias. O Gabinete é responsável pela assistência direta e imediata ao Presidente da República em assuntos militares e de segurança.
Lula, desde o início do mandato, tem promovido uma série de mudanças no GSI. Ao longo de janeiro foram mais de 120 mudanças no órgão. Conversas sobre a mudança da Abin já aconteciam durante o período de transição.
Depois dos atos terroristas de 8 de janeiro, o governo encarou como necessárias as mudanças no Gabinete. Isso porque, segundo o presidente, alguns policiais militares e integrantes das Forças Armadas foram coniventes com as invasões às sedes dos Três Poderes, gerando insegurança no gabinete presidencial.
Durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro, o GSI foi comandado pelo General Heleno, homem de confiança do ex-chefe de estado.
Fonte: SBT News
Brasil Homem acusado de matar jovem na frente do pai em assalto é preso na Bahia após fugir de SP
Rio de Janeiro Polícia prende ‘Mentor de Barricadas’
Maranhão COP 30 debate gestão dos manguezais amazônicos, Maranhão concentra parte das maiores áreas
Política Deputado Wellington se reúne com motoristas e cobradores com salários atrasados e 230 que foram demitidos
Empresas Sem recepção e 100% digital, saiba como funcionam os hotéis autônomos que chegaram ao Brasil
Policia Homem tem orelha arrancada durante discussão por cobrança de dívida Mín. 24° Máx. 44°
Mín. 24° Máx. 36°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 35°
Chuva