O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a transferência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para a Casa Civil, comandada pelo petista Rui Costa. Decreto com a definição foi publicado no Diário Público da União desta 5ª (2.mar).
Com a decisão, o órgão central de inteligência e espionagem do país sai da alçada do GSI (Gabinete de Segurança institucional), comandado pelo general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias. O Gabinete é responsável pela assistência direta e imediata ao Presidente da República em assuntos militares e de segurança.
Lula, desde o início do mandato, tem promovido uma série de mudanças no GSI. Ao longo de janeiro foram mais de 120 mudanças no órgão. Conversas sobre a mudança da Abin já aconteciam durante o período de transição.
Depois dos atos terroristas de 8 de janeiro, o governo encarou como necessárias as mudanças no Gabinete. Isso porque, segundo o presidente, alguns policiais militares e integrantes das Forças Armadas foram coniventes com as invasões às sedes dos Três Poderes, gerando insegurança no gabinete presidencial.
Durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro, o GSI foi comandado pelo General Heleno, homem de confiança do ex-chefe de estado.
Fonte: SBT News
Mín. 23° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 36°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuva