A Polícia Civil do Maranhão, através da Delegacia de Santa Luzia do Paruá, com a cooperação da Gerência de Inteligência da Polícia Civil de Alagoas, prendeu na tarde da última terça-feira(7), um homem, de 52 de idade, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, pela prática do crime de homicídio. A prisão aconteceu quando o homem se encontrava trabalhando como ajudante de pedreiro na reforma da Escola Municipal Carlindo Alves, situada em frente do prédio do Fórum e da Defensoria Pública de Santa Luzia do Paruá. Ao receber voz de prisão o homem não reagiu e disse ter conhecimento da existência do processo contra a sua pessoa.
De acordo com o processo que motivou a prisão, o preso integrava uma perigosa quadrilha que aterrorizava os estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e a Bahia, tendo como líder o perigoso bandido conhecido por Marcos Capeta, cujas ações criminosas chegaram a ser alvo de grandes reportagens dos programas Fantástico e Linha Direta da Rede Globo.
Segundo as investigações, somente policiais militares, o bando matou para mais de 09 policiais na década de 1990, na região do sertão do Nordeste. Ainda segundo o processo, no dia 03 de março do ano de 1997, o homem preso, juntamente com o Marcos Capeta e outro comparsa, fuzilaram a vítima José Januário de Melo, de 54 anos, com 12 tiros de arma de fogo de calibre diversos e mais cinco facadas. O motivo alegado para o crime foi traição, pois atribuíram que a vítima teria entregue três irmãos do Marco Capeta e outros dois comparsas, cujos corpos eram desaparecidos na época do fato. O crime foi praticado na presença de um dos filhos da vítima. Querendo vingar as mortes dos comparsas do mesmo modo, os autores também fugiram com o corpo da vítima para a família não o sepultar. Na fuga chegaram a roubar três veículos.
Segundo as informações colhidas, o preso já morava em Santa Luzia do Paruá há mais de 20 anos, onde também constituiu família. Nos últimos anos oscilou a sua morada entre Santa Luzia do Paruá e garimpos na Suriname, de onde retornou recentemente. Antes de morar em Santa Luzia do Paruá ele chegou a morar no povoado Altos do Leite, zona rural de Candido Mendes.
A Delegacia de Santa Luzia do Paruá em parceria com o Gerência de Inteligência da Polícia Civil de Alagoas, continuam com os levantamentos e não descartam a existência de novos mandados prisionais em aberto oriundo dos estados em que o preso atuou no passo. O mesmo já foi encaminhado para a Unidade de Ressocialização de Zé Doca, onde aguardará os provimentos judiciais.
Fonte: PCMA
Mín. 23° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 36°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuva