Bombeiros foram vistos instalando a chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, que anunciará novo papa, na manhã desta sexta-feira (2).
O procedimento marca o início dos preparativos para a escolha do sucessor do papa Francisco, que morreu na segunda-feira (21).
O conclave, reunião dos cardeais da Igreja Católica para eleger o novo pontífice, está marcado para começar na quarta-feira, 7 de maio. Desde a segunda passada, a Capela Sistina está fechada para visitação para dar início às preparações necessárias.
A chaminé é um dos principais símbolos do processo: dela sairá a fumaça que informa ao mundo o andamento da votação. Fumaça preta indica que não houve consenso entre os 135 cardeais votantes. Já a fumaça branca confirma que o novo papa foi escolhido.
A fumaça é gerada pela queima das cédulas de votação. Cada cardeal escreve o nome do candidato. Para a eleição ser válida, é necessário o apoio de pelo menos dois terços dos cardeais presentes. A fumaça escura pode aparecer mais de uma vez até que o consenso seja alcançado.
Os dois últimos conclaves, realizados em 2005 e 2013, terminaram no final do segundo dia de votação. Na história da Igreja, porém, já houve eleições que duraram semanas.
Na última semana, os cardeais da Igreja Católica retomaram as reuniões preparatórias para o conclave. No encontro, os clérigos debateram como manter a agenda de reformas da igreja promovida por Francisco.
Fonte: G1
Brasil Homem acusado de matar jovem na frente do pai em assalto é preso na Bahia após fugir de SP
Rio de Janeiro Polícia prende ‘Mentor de Barricadas’
Maranhão COP 30 debate gestão dos manguezais amazônicos, Maranhão concentra parte das maiores áreas
Política Deputado Wellington se reúne com motoristas e cobradores com salários atrasados e 230 que foram demitidos
Empresas Sem recepção e 100% digital, saiba como funcionam os hotéis autônomos que chegaram ao Brasil
Policia Homem tem orelha arrancada durante discussão por cobrança de dívida Mín. 24° Máx. 44°
Mín. 24° Máx. 36°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 35°
Chuva