Em 134 anos de história, apenas três mulheres foram ministras do Supremo Tribunal Federal (STF): Ellen Gracie, Cármen Lúcia e Rosa Weber.
📌 Ellen Gracie
A primeira delas chegou à mais alta Corte indicada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Tomou posse em dezembro de 2000. Em maio do mesmo ano, os integrantes do STF permitiram o uso de calça comprida por mulheres. Até então, só era autorizado o uso de saia. Entre 2006 e 2008, a ministra presidiu o STF e se aposentou em agosto de 2011.
📌 Cármen Lúcia
Chegou ao STF em junho 2006 e permanece até o momento. Assumiu a presidência da Corte em 2016, função que ocupou até 2018. Recentemente, a ministra deu o voto a partir do qual se formou maioria para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus pela trama golpista.
📌 Rosa Weber
Em dezembro de 2011, foi a terceira mulher a se tornar ministra do STF. Esteve à frente do Supremo nos ataques golpistas de oito de janeiro de 2023. A ministra Weber classificou a data como “dia da infâmia”. Ficou quase 12 anos na Corte, de onde saiu em setembro de 2023.
Fonte: Globo News
Brasil Homem acusado de matar jovem na frente do pai em assalto é preso na Bahia após fugir de SP
Rio de Janeiro Polícia prende ‘Mentor de Barricadas’
Maranhão COP 30 debate gestão dos manguezais amazônicos, Maranhão concentra parte das maiores áreas
Política Deputado Wellington se reúne com motoristas e cobradores com salários atrasados e 230 que foram demitidos
Empresas Sem recepção e 100% digital, saiba como funcionam os hotéis autônomos que chegaram ao Brasil
Policia Homem tem orelha arrancada durante discussão por cobrança de dívida Mín. 24° Máx. 44°
Mín. 24° Máx. 36°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 35°
Chuva