O Museu do Louvre, um dos mais famosos do mundo, amanheceu fechado e com segurança reforçada nesta segunda-feira (20), um dia após oito joias serem roubadas em um crime cinematográfico.
Seguranças foram vistos em diversos pontos do museu e usaram até cães farejadores para reforçar o perímetro. O ministro francês do Interior, Laurent Nunez, afirmou nesta segunda-feira que mandou reforçar a segurança nos arredores de museus e instituições culturais após o roubo.
Ladrões invadiram o Louvre na manhã de domingo usando um guindaste, quebraram uma janela da Galeria Apolo, que abriga itens que pertenceram à realeza francesa, e roubaram joias de coroa de valor inestimável em uma operação que durou sete minutos. Ao menos quatro suspeitos estão envolvidos no crime e ainda estão à solta, segundo a polícia. O local foi fechado e os turistas tiveram que evacuar o museu.
Muitos turistas se amontoaram perto da entrada do museu na manhã desta segunda, porque já estavam na fila para entrar no museu e foram avisados que a visitação foi cancelada apenas uma hora após o horário previsto para a abertura.
Muitos dos turistas criticaram a falta de aviso prévio. “Planejei este dia por meses”, disse à agência de notícias Reuters a colombiana Samuel Joya. “Eles deveriam ter nos avisado ontem à noite”, disse o visitante americano Michael Dalton.
Os ministérios da Cultura e do Interior realizaram reuniões de emergência nesta segunda-feira, mas não deram uma data para a reabertura do museu até a última atualização desta reportagem. As autoridades prometeram reembolsos aos visitantes que não conseguiram visitar o museu.
O roubo gerou indignação na França. Nesta segunda-feira, o ministro da Justiça francês, Gérald Darmanin, classificou o caso como “deplorável” e disse que “falhamos”. Darmanin afirmou também que o roubou "prejudica a imagem" do país.
Fonte: G1
Brasil Homem acusado de matar jovem na frente do pai em assalto é preso na Bahia após fugir de SP
Rio de Janeiro Polícia prende ‘Mentor de Barricadas’
Maranhão COP 30 debate gestão dos manguezais amazônicos, Maranhão concentra parte das maiores áreas
Política Deputado Wellington se reúne com motoristas e cobradores com salários atrasados e 230 que foram demitidos
Empresas Sem recepção e 100% digital, saiba como funcionam os hotéis autônomos que chegaram ao Brasil
Policia Homem tem orelha arrancada durante discussão por cobrança de dívida Mín. 24° Máx. 44°
Mín. 24° Máx. 36°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 35°
Chuva