Moradores de São Luís e Imperatriz relataram, nos últimos dias, cobranças indevidas de R$ 199 em cartões de crédito de vários bancos. A origem do possível vazamento de dados ainda não foi confirmada.
De acordo com o delegado Jalves Carvalho, da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), as tentativas de compra aparecem em nome de “Raildo Paulo da Silva”, “Vaunice” e “pg*ton Jessica Kuhn”.
O delegado divulgou um alerta nas redes sociais após dezenas de relatos de tentativas de compra, com a maioria negada automaticamente pelos bancos. Em alguns casos, porém, o valor foi cobrado, e as vítimas registraram boletim de ocorrência.
A Polícia Civil investiga a origem do possível vazamento de dados. Em entrevista à TV Mirante, o especialista em segurança digital, Paulo Barbosa, explicou que o padrão das transações indica ataques sincronizados e automatizados.
"É interessante quando a gente vê ataque em massa sincronizado, com o mesmo nome e o mesmo valor. Geralmente, a gente classifica isso como ataque automatizado. É gerado código, script de algum algoritmo que realiza esse ataque em várias contas simultaneamente. A gente chama de ataque sincronizado automatizado."
Ele orienta os consumidores a ativar a autenticação em dois fatores, evitar clicar em links suspeitos e não cadastrar dados em sites desconhecidos.
Fonte: G1 MA
Brasil Homem acusado de matar jovem na frente do pai em assalto é preso na Bahia após fugir de SP
Rio de Janeiro Polícia prende ‘Mentor de Barricadas’
Maranhão COP 30 debate gestão dos manguezais amazônicos, Maranhão concentra parte das maiores áreas
Política Deputado Wellington se reúne com motoristas e cobradores com salários atrasados e 230 que foram demitidos
Empresas Sem recepção e 100% digital, saiba como funcionam os hotéis autônomos que chegaram ao Brasil
Policia Homem tem orelha arrancada durante discussão por cobrança de dívida Mín. 24° Máx. 44°
Mín. 24° Máx. 36°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 35°
Chuva