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Criativa News Maranhão

Moradores de São Luís e Imperatriz relatam tentativas de compras indevidas de R$ 199 em cartões de crédito

A origem do possível vazamento de dados ainda não foi confirmada

20/10/2025 09h02
Por: Canal Criativa
Moradores de São Luís e Imperatriz relatam tentativas de compras indevidas de R$ 199 em cartões de crédito

Moradores de São Luís e Imperatriz relataram, nos últimos dias, cobranças indevidas de R$ 199 em cartões de crédito de vários bancos. A origem do possível vazamento de dados ainda não foi confirmada.

De acordo com o delegado Jalves Carvalho, da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), as tentativas de compra aparecem em nome de “Raildo Paulo da Silva”, “Vaunice” e “pg*ton Jessica Kuhn”.

O delegado divulgou um alerta nas redes sociais após dezenas de relatos de tentativas de compra, com a maioria negada automaticamente pelos bancos. Em alguns casos, porém, o valor foi cobrado, e as vítimas registraram boletim de ocorrência.

A Polícia Civil investiga a origem do possível vazamento de dados. Em entrevista à TV Mirante, o especialista em segurança digital, Paulo Barbosa, explicou que o padrão das transações indica ataques sincronizados e automatizados.

"É interessante quando a gente vê ataque em massa sincronizado, com o mesmo nome e o mesmo valor. Geralmente, a gente classifica isso como ataque automatizado. É gerado código, script de algum algoritmo que realiza esse ataque em várias contas simultaneamente. A gente chama de ataque sincronizado automatizado."

Ele orienta os consumidores a ativar a autenticação em dois fatores, evitar clicar em links suspeitos e não cadastrar dados em sites desconhecidos.

⚠️ O que fazer se você recebeu notificação de tentativa negada

  • Bloqueie temporariamente o cartão no aplicativo do banco e nas carteiras digitais (como Apple Pay e Google Pay);
  • Monitore as movimentações pelos próximos dias;
  • Evite desbloquear o cartão até confirmar que não há novas tentativas.

💳 Se a compra foi aprovada ou debitada

  • Informe imediatamente ao banco ou à operadora do cartão;
  • Guarde comprovantes e prints das notificações;
  • Registre boletim de ocorrência em uma delegacia física ou on-line.

Fonte: G1 MA

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