A estudante Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, do Centro de Ensino Raimundo Soares da Cunha, em Imperatriz, conquistou o 1º lugar na Feira de Ciências, Engenharia e Tecnologia (FECET), realizada em Cascavel (PR), com um projeto sobre o uso medicinal da planta janaúba. A pesquisa busca desenvolver um suplemento natural para ajudar mulheres com histórico de abortos espontâneos.
Com o trabalho “O potencial farmacológico do látex da janaúba (Himatanthus drasticus): uma abordagem fitoquímica e reprodutiva na prevenção de abortos espontâneos”, Ana Clara também foi selecionada para representar o Brasil em três outras feiras científicas: Genius Olympiad, em Nova York (EUA); Mostratec, em Novo Hamburgo (RS); e Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (FENECIT), em Recife (PE).
A ideia surgiu após uma amiga da família sofrer um aborto espontâneo. O marido da mulher, natural de Chapadinha, contou sobre o uso tradicional da janaúba como planta medicinal. Motivada pela curiosidade científica, Ana Clara foi até a cidade, conversou com moradores e coletou amostras da planta para iniciar a pesquisa.
O projeto une ciência, saber popular e sustentabilidade, e foi desenvolvido com apoio do professor de Química Carlos Fonseca Sampaio, que coordena um grupo de pesquisa na escola. “Temos um grupo científico com 80% de meninas. Mostrar que sonhar é possível e transformar a educação no Maranhão é muito prazeroso”, afirmou o professor.
Para Ana Clara, o trabalho é uma forma de ajudar outras mulheres e incentivar meninas a entrarem na ciência.
“Essa pesquisa traz a mudança na vida de milhares de mulheres ao redor do mundo inteiro e traz a sustentabilidade, porque os processos que temos hoje para esses tratamentos são de alto custo. É importante porque temos a escola pública estadual sendo representada no Brasil e, principalmente, meninas fazendo ciência. Quero servir de inspiração para todas as escolas do estado e, principalmente, para essas meninas”, disse.
Fonte: 104.7 news
Brasil Homem acusado de matar jovem na frente do pai em assalto é preso na Bahia após fugir de SP
Rio de Janeiro Polícia prende ‘Mentor de Barricadas’
Maranhão COP 30 debate gestão dos manguezais amazônicos, Maranhão concentra parte das maiores áreas
Política Deputado Wellington se reúne com motoristas e cobradores com salários atrasados e 230 que foram demitidos
Empresas Sem recepção e 100% digital, saiba como funcionam os hotéis autônomos que chegaram ao Brasil
Policia Homem tem orelha arrancada durante discussão por cobrança de dívida Mín. 24° Máx. 44°
Mín. 24° Máx. 36°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 35°
Chuva