Joinville (SC) se tornou referência na América Latina ao inaugurar a primeira usina voltada à produção de combustível biossintético industrial a partir do lixo urbano. A Unidade de Recuperação Energética (URE) Joinville Ambiental entrou em operação no fim de setembro e tem capacidade de processar 110 toneladas de resíduos por dia, cerca de 25% do total gerado pela cidade.
O sistema permite transformar resíduos não recicláveis em energia renovável suficiente para abastecer 7 mil residências, além de ampliar a vida útil do aterro sanitário em até 25 anos.
Fruto de parceria entre a prefeitura e a empresa Ambiental, a planta recebeu investimentos de R$ 127 milhões e utiliza tecnologia nacional, com equipamentos fornecidos pela EKT, do Rio Grande do Sul.
O processo reduz em 29 mil toneladas as emissões de CO² em comparação com o envio ao aterro e representa um avanço no aproveitamento energético de resíduos sólidos. A iniciativa não substitui, mas complementa ações como a coleta seletiva e a compostagem, reforçando o papel da educação ambiental no município.
Fonte: InBS
Brasil Homem acusado de matar jovem na frente do pai em assalto é preso na Bahia após fugir de SP
Rio de Janeiro Polícia prende ‘Mentor de Barricadas’
Maranhão COP 30 debate gestão dos manguezais amazônicos, Maranhão concentra parte das maiores áreas
Política Deputado Wellington se reúne com motoristas e cobradores com salários atrasados e 230 que foram demitidos
Empresas Sem recepção e 100% digital, saiba como funcionam os hotéis autônomos que chegaram ao Brasil
Policia Homem tem orelha arrancada durante discussão por cobrança de dívida Mín. 24° Máx. 44°
Mín. 24° Máx. 36°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 35°
Chuva