A Caixa Econômica Federal pediu à Justiça que um ex-gerente e um empresário sejam condenados a ressarcir R$ 1,33 milhão desviado do banco entre 2013 e 2014. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), empresários criavam empresas e pediam empréstimos na Caixa usando documentos e informações falsas. Os crimes aconteciam em agências em Fortaleza.
Nessas agências, o então gerente Israel Batista Ribeiro Júnior teria usado sua função para liberar empréstimos fraudulentos e facilitar as operações irregulares realizadas pelo grupo de empresários.
Segundo a denúncia, os contratos foram concedidos às empresas Lokaf Locação de Máquinas e Serviços, JK Terraplanagem Construções e Serviços e Jokaf Comércio de Brinquedos, todas ligadas ao grupo. O dinheiro era então movimentado em contas pessoais e empresariais para “dissimular a origem ilícita dos valores obtidos ilegalmente”.
O ex-gerente é acusado de “receber, para si, em razão da sua função, vantagem indevida no valor de R$ 50 mil”, paga por Antônio Deoclides Soares de Oliveira, apontado como líder do grupo, com ajuda de Karolyna Alves Fonseca.
O grupo foi alvo da Operação Fidúcia, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em março de 2015 para investigar fraudes em agências da Caixa no Ceará.
Nas alegações finais, o MPF pediu a absolvição de três réus, Paulo Regis da Silva Arruda, Alex da Silva Oliveira e Maria dos Navegantes Viana da Silva, por falta de provas. Também solicitou a extinção da punibilidade por prescrição do crime de associação criminosa para Israel Batista, Karolyna Fonseca e Antônio Deoclides, além do desmembramento do processo em relação a Karolyna, cujo caso está suspenso por não ter sido localizada.
A Caixa, como assistente da acusação, reforçou o pedido do MPF e requereu ainda a condenação de Israel Batista e Antônio Deoclides ao ressarcimento integral dos valores desviados, “atualizados até a data do pagamento”.
Com as defesas agora apresentando suas alegações finais, o processo deve seguir para sentença na 32ª Vara Federal de Fortaleza.
Fonte: Jornal Jangadeiro
Brasil Homem acusado de matar jovem na frente do pai em assalto é preso na Bahia após fugir de SP
Rio de Janeiro Polícia prende ‘Mentor de Barricadas’
Maranhão COP 30 debate gestão dos manguezais amazônicos, Maranhão concentra parte das maiores áreas
Política Deputado Wellington se reúne com motoristas e cobradores com salários atrasados e 230 que foram demitidos
Empresas Sem recepção e 100% digital, saiba como funcionam os hotéis autônomos que chegaram ao Brasil
Policia Homem tem orelha arrancada durante discussão por cobrança de dívida Mín. 24° Máx. 44°
Mín. 24° Máx. 36°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 35°
Chuva