Zohran Mamdani foi eleito prefeito de Nova York nesta terça-feira (4), segundo projeções da imprensa americana.
O resultado representa uma derrota política para o presidente Donald Trump, que tentou interferir na disputa ao pregar voto contra o democrata e ameaçar cortar verbas federais caso ele fosse eleito.
Com 90% dos votos apurados, o candidato aparece em primeiro lugar com 50,4% dos votos. Em segundo está o ex-governador Andrew Cuomo, com 41,6%. O republicano Curtis Sliwa tem 7,1%. Diante deste cenário, a Associated Press projetou a vitória do democrata.
Aos 34 anos, Mamdani fez história ao se tornar o primeiro muçulmano eleito para comandar a maior cidade dos Estados Unidos. Declaradamente socialista, ele se elegeu com a bandeira de baixar o custo de vida dos moradores de Nova York. Entre as suas principais bandeiras, estão:
Mamdani também fez duras críticas aos ataques de Israel na Faixa de Gaza.
Em discurso, Mamdani exaltou os imigrantes que vivem em Nova York e mandou recado ao presidente Trump. "Se tem alguém que pode mostrar para uma nação traída por Trump como o derrotar, esse alguém é a cidade que o criou, Nova York", disse o político.
O democrata venceu as eleições prometendo reduzir o custo de vida dos nova-iorquinos e ampliar a oferta de serviços públicos gratuitos. Especialistas e a imprensa americana questionam a viabilidade econômica do plano dele, que inclui o congelamento dos aluguéis e a criação de mercados municipais com produtos mais baratos.
Nascido em Uganda, na África Oriental, Mamdani é filho de mãe indiana e pai ugandês. Mudou-se para os Estados Unidos ainda na infância e construiu carreira política no estado de Nova York. Desde 2021, é deputado estadual.
De perfil socialista e progressista, Mamdani ganhou destaque nacional pelos discursos em defesa da Palestina e pelas críticas às ações de Israel na Faixa de Gaza durante a guerra contra o Hamas.
Em 2020, ele gerou controvérsia ao chamar a polícia de Nova York de “racista” e de “grande ameaça à segurança pública”. O agora prefeito eleito pediu desculpas pelas declarações no mês passado, durante a reta final da campanha.
Carismático e com linguagem próxima dos jovens, Mamdani se projetou como um candidato popular nas redes sociais, especialmente no TikTok. Sua ascensão, no entanto, provocou divisões internas entre os democratas.
Em uma rede social, Trump afirmou que as pesquisas indicam que os republicanos perderam porque ele não estava nas urnas e por causa da paralisação no governo. Já a Casa Branca divulgou uma arte que imitava o brasão do time de basquete New York Knicks, com a frase “Trump é seu presidente”.
Fonte: G1
Brasil Homem acusado de matar jovem na frente do pai em assalto é preso na Bahia após fugir de SP
Rio de Janeiro Polícia prende ‘Mentor de Barricadas’
Maranhão COP 30 debate gestão dos manguezais amazônicos, Maranhão concentra parte das maiores áreas
Política Deputado Wellington se reúne com motoristas e cobradores com salários atrasados e 230 que foram demitidos
Empresas Sem recepção e 100% digital, saiba como funcionam os hotéis autônomos que chegaram ao Brasil
Policia Homem tem orelha arrancada durante discussão por cobrança de dívida Mín. 24° Máx. 44°
Mín. 24° Máx. 36°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 35°
Chuva