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Criativa News Pará

Navios luxuosos com altura de prédio de 24 andares viram hotéis flutuantes na COP 30 em Belém

Transatlânticos contratados pelo governo federal chegaram da Itália na manhã desta terça-feira (4) em Outeiro, distrito de Belém

05/11/2025 09h24
Por: Canal Criativa
Navios luxuosos com altura de prédio de 24 andares viram hotéis flutuantes na COP 30 em Belém

Os dois navios de cruzeiro que chegaram a Belém para servirem de hotel para estrangeiros durante a COP 30 têm alturas maiores que prédios de 24 andares.

Com piscinas e quartos luxuosos, o MSC Seaview e o Costa Diadema saíram da Itália no dia 23 de outubro rumo à capital paraense, apenas com a tripulação e 60 passageiros, e foram abastecidos para receber os hóspedes a partir desta quarta-feira (5).

Juntos, eles têm 3.900 cabines, com capacidade para até 6 mil leitos de hospedagem; segundo o governo federal, 1.700 já foram reservados.

O MSC Seaview foi construído pelo italiano Fincantieri em Monfalcone e tem 20 decks, com total de 74 metros de altura e 323 metros de comprimento, pesando 150 mil toneladas.

Já o Costa Diadema, navio visitado pela equipe do g1, tem 19 decks, possui 61,4 metros de altura e 306 metros de comprimento, pesando 133 mil toneladas. Este também foi construído na Itália, e entrou em operação em 2014.

Ambos os navios ficarão ancorados no recém-inaugurado Terminal Portuário de Outeiro, uma ilha que fica a 20 km do Parque da Cidade, onde será a Blue Zone da COP 30. Eles foram contratados pelo governo brasileiro para servirem de hotel para delegações estrangeiras entre 10 e 21 de novembro.

De acordo com Gabriela Lima, diretora de projetos da Secretaria Extraordinária da COP 30 (Secop), do governo federal, os hóspedes passarão por "raio-x", num sistema rigoroso de segurança na área restrita do porto e também vão contar com um esquema de trânsito para facilitar a mobilidade.

"Os hóspedes dos navios primeiro pegam um dos 50 veículos que fazem um trajeto de 1,2 km, feito em 3 minutos, para acessar a área de receptivo. Deste ponto, eles passam a utilizar os transportes oficiais da COP para ter acesso a outros pontos da cidade. Esse serviço vai funcionar 24h, chegando à Blue Zone em 30 minutos", explicou.

A chegada dos transatlânticos chamou atenção de moradores na região de Outeiro e Icoaraci, de onde eles podiam ser vistos de longe. O primeiro conseguiu atracar no porto de Outeiro às 8h30; o segundo, às 9h30.

A operação dos transatlânticos integra o plano oficial de hospedagem do Brasil para a conferência, com a infraestrutura portuária já entregue no sábado (1º) para receber as embarcações com controle de acesso e equipamentos de segurança.

A oferta de acomodações será mediada pela UNFCCC, órgão da ONU responsável pela conferência do clima, com prioridade inicial a 73 países e diárias de até US$ 200.

Belém teve que dobrar o número de leitos de hospedagem de 23 mil para 53 mil para receber os participantes da COP. Uma das soluções foram os navios, viabilizados pela Secretaria Extraordinária para a COP 30 com a contratação da Embratur para modelagem, contratação e gestão da operação de hospedagem em navios.

A Embratur selecionou, via chamamento público, a operadora Qualitours, responsável por contratar os navios MSC Seaview e Costa Diadema e comercializar as cabines de acordo com as diretrizes da UNFCCC.

O ministro do Turismo Celso Sabino conferiu as instalações de um dos navios, o Costa Diadema. Ele disse que "as impressões foram as melhores possíveis".

"É um orgulho ver o nível de excelência da estrutura que estará à disposição dos participantes da COP 30. Esses navios simbolizam o empenho do governo federal em garantir conforto e qualidade para quem vem à Amazônia discutir o futuro do planeta”.

Controle de imigração

Após os navios atracarem, a Polícia Federal começou a atuar no controle migratório dos tripulantes dos navios. A ação deve durar dois dias junto a 1344 tripulantes e 31 passageiros no Seaview; e 1.117 tripulantes e 34 passageiros no Diadema.

Também são feitas pela PF as permissões nos passes de entrada e saída do terminal portuário pelo sistema "Porto Sem Papel".

Fonte: G1

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